Vamos lá…
Hidratação = retenção de moléculas de água na pele.
X
Oleosidade = excesso de sebo produzido pela pele.
Algumas pessoas tem predisposição genética a ter uma pele que produz mais ou menos sebo ao longo do dia. Não entendam a palavra “sebo” como algo negativo, pois sem ele a pele ficaria completamente desprotegida. A produção de sebo ou “oleosidade” da pele também pode variar de acordo com o clima, idade, stress e outros fatores – incluindo uma má escolha de produtos para cada tipo da pele.
O ponto que eu quero chegar com essa explicação é que se você tem a pele oleosa, você DEVE sim usar um hidratante. O motivo é simples: com a pele devidamente hidratada, forma-se uma camada que a protege contra agressões externas (frio, vento, poluição), fazendo com que a mesma, não tenha a necessidade de produzir oleosidade em excesso para cumprir a função “proteção”.
O que acontece quando a pele não é hidratada, é que ela acaba produzindo mais e mais oleosidade pra compensar a FALTA de hidratação. Nesse processo muita gente fica com aquela pele extremamente oleosa e perguntando a Deus o porque disso acontecer com ela. Se você sofre desse mal, tente hidratar a pele, e gradualmente você verá o problema diminuir. Não estou falando pra ninguém encher a cara de Hipoglós ou Bepantol, o certo é achar um produto que se adeque ao seu tipo de pele. Hoje existem milhões de opções no mercado (loção, gel, creme sem óleo), inclusive algumas que prometem deixar a pele “mate” o dia todo. Se você considera o seu problema muito grave e tem dificuldade de achar um produto adequado, o ideal é consultar um dermatologista. Outra dica é antes de sair comprando um creme caro que promete pele perfeita em alguns dias, peça amostra do produto na loja e TESTE.
Infelizmente, por não ter a pele oleosa, tenho um pouco de dificuldade de falar sobre produtos para ela. Porém, existem linhas que são muito confiáveis no mercado para este tipo de pele. O que posso contar é que mesmo quem tem a pele normal/seca como eu, se não hidratá-la corretamente, a curto prazo acabo ficando com a pele brilhante em algum ponto. Seguem alguns hidratantes para peles mistas e oleosas:
NORMADERM da Vichy
EFFACLAR da La Roche Posay
A Clinique também tem a linha BLEMISH SOLUTIONS para peles com acne ou muito oleosas.
Espero ter quebrado esse “tabu” sobre não usar hidratante diariamente em peles oleosas, pois a hidratação é tão importante quanto a limpeza e a proteção solar.
Beijos!
Tahone Jacobs
Publicado em 15/01/2014
Tags: dicas da tahone, em busca da pele perfeita, hidratação, oleosidade, pele saudável, tahone jacobs
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!