A manteiga é extraída da noz do fruto do karité já seco. Cresce principalmente em países africanos como a Costa do Marfim, Mali e Sudão, e seu nome popular é árvore manteiga. A árvore do karité é considerada sagrada e só se utilizam frutos que já cairam no solo. Esses frutos só podem ser recolhidos por mulheres segundo as tradições locais.
Agora vamos ao que interessa: a aplicação dela na pele. Essa manteiga é um potente regenerador celular e contém vitamina F, que mesmo não sendo uma vitamina é o nome que se dá ao conjunto de ácidos graxos insaturados: ômega 3 e ômega 6 que são muito importantes no funcionamento do organismo e na manutenção da pele. O corpo não fabrica estes ácido graxos, logo, eles devem ser ingeridos na alimentação e aplicados na pele em forma de cosméticos. Uma vez em contato com a pele estes ácido graxos passam a formar parte da membrana celular como elementos estruturais. A carência dessa vitamina se manifesta com sequidão e descamação da pele, unhas e cabelos.
A manteiga de karité proporciona uma extrema hidratação, nutrição e elasticidade à pele. Ela também protege das agressões externas: frio, vento, sol, água do mar ou da piscina (cloro). É uma barreira contra os raios UVA e UVB formando uma espécie de “escudo” natural sobre a pele, sendo uma ótima aliada tanto nos meses de verão intenso como nos meses invernais e com clima seco. Se aplicada após a exposição solar, faz com que o bronzeado se prolongue por mais tempo. Quem não quer um bronzeado duradouro?
Também previne e melhora dermatites em adultos, crianças e em bebês. É o tratamento preventivo ideal para evitar estrias. Também ajuda a frear os sinais de envelhecimento cutâneo, deixando a pele sempre macia mesmo em áreas mais difíceis como cotovelos, joelhos e tornozelos. Pode ser usada depois da depilação com lâmina ou cera, pois acalma a pele devido às suas propiedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Também pode ser aplicada e massageada pura nas unhas para que fiquem hidratadas e fortes e nos lábios para evitar e curar o ressecamento. Usá-la pura na pele hidrata em profundidade, porém somente peles muito secas a absorvem totalmente. Em peles normais o ideal é usar cremes ou loções que contenham o karité em sua formulação.
Nos cabelos ela recupera o brilho, suavidade e flexibilidade dos fios secos, tingidos ou com qualquer tipo de química e é serve como protetor térmico. Se você for usar pura nos fios no lugar do silicone, lembre-se de usar pouquíssima quantidade para não deixar com aspecto pesado.
Para fazer uma hidratação intensa a formula é simples: aplicar das raízes as pontas massageando os fios antes de lavar. Colocar uma toalha úmida e morna durante meia hora e em seguida lavar como de costume (para se certificar de que os fios ficaram limpos o melhor é lavar 2 vezes seguidas). Essa hidratação pode ser feita uma vez por semana.
Uma dica legal é acrescentar um pouco da manteiga de karité no hidratante corporal ou na máscara de cabelos. Para isso ela deve estar em estado líquido. Atenção: não derreter no microondas pois a temperatura sobe muito e a manteiga perde suas propriedades. Derreta sempre em banho maria.
Ainda que o ideal seja usar a manteiga pura para se obter 100% dos resultados desejados, o mercado proporciona inúmeros cosméticos usando essa matéria prima como base. O melhor é nunca se guiar pelo nome do produto que muitas vezes usa ?manteiga de karité? como claim para chamar atenção dos consumidores e contém o mínimo possível na fórmula. Olhe sempre o rótulo, pois os primeiros 6 ingredientes normalmente são os que estão presentes em maior quantidade. A nomenclatura referente ao karité que vai nos rótulos é o ?Butyrospermum parkii?.
Alguns produtos que contém MESMO o karité:
Começando pela limpeza: a Per Purr tem um sabonete super especial à base de manteiga de karité (tem muitaaa manteiga na fórmula, eu garanto!) e óleo essencial de rosas. A espuma é abundante e o resultado é uma pele cheirosa e hidratada. Vale a pena conferir!
Super supreme body butter da Sephora. Além do karité a fórmula ainda leva óleo de coco, óleo de palma e manteiga de manga. Gosto muito dessa manteiga hidratante. Ela espalha muito bem, hidrata em profundidade e seca rápido.
Outro hidratante corporal que contém o karité e deixa a pele hidratada até a próxima aplicação é o Crème de Corps da Kiehl´s que já falei em outro post.
Para os cabelos recomendo a linha KARITÉ da marca francesa Rene Furterer. Todos os produtos da linha são fantásticos e deixam o cabelo extremamente hidratado. O reparador de pontas realmente sela as pontas duplas até a próxima lavagem. Não recomendo para quem tem os fios oleosos.
Espero que vocês tenham gostado e adicionem essa dica no dia-a-dia.
Beijos!
Publicado em 07/05/2014
Tags: beauty products, beauty tips, em busca da pele perfeita, hidratação, karité, manteiga de karité, nutrição da pele, pure beauty, tahone jacobs
3 comentários
Gostaria de indicação de onde comprar a manteiga 100% puro
Boa tarde meninas, coincidentemente comprei hoje Manteiga de Karité pura, em uma loja de essências na Loja Paraíso das Essenciais naRua Tabatinguera, 187 a 193 , descendo por trás do Tribunal de Justiça na Praça da Sé, Centro, o pote tem 100 grs e é bem baratinha R$ 4,00. Tive que procurar por várias lojas creio que esteja em falta.
boa noite Raquel, olha eu sou africano que minha familia produz a manteiga de Karite e alias estamos procurando compradores em grandes volumem deste produto, tanto a manteiga ou como a mateira prima que nao seja processada. Se alguém conhecer uma fábrica aqui no Brasil por favor me indicar para vermos se podemos ser fornecedor de materia prima.
Agradeço desde já!