Pode parecer estranho à primeira vista, limpar o rosto com qualquer produto que tenha uma textura oleosa. O óleo sempre foi o “criminoso” nos cuidados para a pele, e por isso exitem tantas opções “oil-free” a venda.
O que venho contar de interesante é que sim, podemos usar óleos facias, desde que respeitemos nosso tipo de pele e a frequncia de uso de acordo com cada tipo. Peles secas, podem em alguns casos usar diariamente, peles normais duas ou três vezes na semana. Peles mistas e oleosas podem usar como uma manutenção semanal ou quando a pele precisar de um tratamento de choque.
Outra coisa importante que deve ser lembrada é sempre aplicar óleo vegetais/essenciais e nunca óleos minerais. Os óleos minerais (óleo Johnson por exemplo) não são absorvidos pela pele e entopem os poros causando desde cravinhos até acne mais séria. No caso dos óleos usados para os bebês na troca de fraldas, o óleo mineral serve exatamente por isso: ele forma um filme, onde a pele não absorbe o óleo e assim evita assaduras. Isso não serve para a pele adulta e muito menos para o rosto.
Achei uma receita muito interessante faz mais ou menos um ano. É um óleo de limpeza. Li que é um óleo de limpeza diario, mas meu trabalho é justamente este: ler, fazer uma triagem de informação e testes e contar para vocês o que senti “na mina própria pele”.
Peguei essa receita de uma americana que sempre teve problema com acné e que testou todos os tratamentos possíveis sem sucesso. Até o dia que começou a testar fórmulas naturais e caseiras, e descobriu a solução para o seu problema.
Receita:
Mistura em um pote pequeño (mais ou menos 50 ml), ½ parte de azeite de oliva extravirgem + ½ parte de óleo de ricíno, que pode ser também encontrado com outros nomes: castor oil ou óleo de mamona. Você ainda pode adicionar 2 ou 3 gotas de óleo esencial (puro) de Tea Tree, que tem propiedades bactericidas e cicatrizantes eficientes. Agite bem.
Aplique na pele com movimentos circulares por alguns segundos. Para potencializar o efeito, você pode molhar alguns discos de algodão em agua morna e deixar sobre a pele por 30 segundos e depois retirar com movimentos circulares até sair completamente da pele.
Para quem tem a pele seca, pode-se seguir com o tratamento habitual. Para quem tem pele mista e oleosa o ideal é pasar um tônico depois. Também é um ótimo removedor de maquiagem principalmente para rímel a prova d’água e não irrita os olhos.
Este tratamento da um “up” imediato até nas peles mais apagadas. O segredo é dosar conforme o seu tipo de pele.
2 comentários
Olá, gostaria de saber se, pra quem tem a pele normal, é possível passar o óleo à noite e retirar na manhã seguinte ou não, deve ser feito o mesmo procedimento que você citou no post?
tenho lido em alguns lugares que é pra deixar de um dia pro outro
Trackbacks