Por Cris Dios
Ondas, brilho, movimento, textura, cor perfeita. É assim o cabelo nos editoriais de moda, nas passarelas, em cenas da TV ou até no ‘look do dia”. Mas qual o preço para tanta perfeição? A vida moderna trás várias facilidades ao dia a dia e a ilusão da beleza perfeita a qualquer preço.
A busca pela plástica ideal dos fios passa pelos processos agressivos – dos quais já falei no texto anterior (chapinhas, babyliss, secadores, produtos químicos)-, necessários para o resultado glamouroso. O cabelo produzido, aquele preparado para foto, é sempre maravilhoso, mas se não cuidarmos dessa “matéria prima” natural o desgaste acaba sendo tão grande que pode ser irreversível.
Os cabelos, assim como o nosso organismo, é resultado da soma de hábitos saudáveis com nutrientes adequados a cada necessidade. Os cabelos são filamentos provenientes da epiderme formados por uma proteína chamada queratina. Contendo em sua estrutura interna mineral, proteínas, aminoácidos, lipídeos e água, os fios necessitam de nutrição à base desses ativos para repor sua massa capilar.
No meu dia a dia, acabei me especializando em detectar a falta de cada um desses ingredientes pelas características dos danos apresentados pelo cabelo e posso garantir: nestes 25 anos de profissão, 95% dos cabelos que chegam ao Laces and Hair(www.lacesandhair.com.br) – em especial, incluo as celebridades – tem problemas ocasionados por três fatores: excesso de calor nos fios, resíduos de produtos e clareamentos sem consciência ,ou seja sem respeitar a estrutura dos fios. O resultado: pontas duplas, secas e porosas; oleosidade excessiva e quebra dos fios.
Isso não significa que precisamos parar de secar os cabelos, deixar de colorir ou clareá-los. Mas precisamos ter a consciência do que cada um desses processos ocasionam e aprender a devolver nutrientes para os fios. Se os mantivermos em equilíbrio interno, o que chamo de saldo positivo (tudo que é tirado na hora de preparar o cabelo é posteriormente reposto com nutrientes específicos), o brilho natural se mantém, as cutículas permanecerão intactas e, consequentemente, teremos menos quebra e o aumento da densidade dos cabelos.
Cada cabelo tem uma necessidade específica. As top models, por exemplo, que a cada trabalho tem os fios submetidos a produtos diversos e a processos térmicos precisam mais do que ninguém repor nutrientes. Ensino todas elas a ter hábitos saudáveis com seus fios. Aqui, alguns desses cuidados que, no dia a dia, podem ajudar você também a ter cabelos mais saudáveis:
– Após passar o dia com o cabelo cheio de produtos finalizadores, que ajudam em textura ou volumes, lave-os!
-Aplique um nutriente nos fios para repor o desgaste dos cabelos.
– Lave de forma saudável. Como? Diluindo o shampoo e o condicionador com água. Isso diminui a agressão da química dos produtos ao couro cabeludo e aos fios.
– Use água mineral no último enxágüe.
– Pelo menos duas vezes na semana, deixe os fios sem produtos finalizadores. Isso ajuda o cabelo e o couro cabeludo a respirar e a desintoxicar.
– Use, sempre que possível, shampoos, condicionadores e mascaras que sejam naturais e/ou orgânicas. Esse tipo de produto contém ingredientes mais puros e com muito mais afinidade com o cabelo, ajudando os fios a recuperar sua estrutura e fazer um Detox capilar.
– Tente fazer um tratamento de reconstrução capilar duas vezes por mês,a base de aminoácidos e proteínas .
Cuidar dos cabelos requer foco e determinação, mas os resultados são incríveis e perceptíveis!
O cabelo saudável é aquele que está brilhante, sem frizz, quebra, pontas duplas e tem uma beleza natural.
Confira os cabelos saudáveis das beldades:
3 comentários
adorei!!
Adoro o Laces!! Mas acho um pouco caro..
Como saber se o shampoo/condicionador é natural/orgânico? obrigada