A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica muito popular hádécadas, afinal, incontáveis mulheres desejam aumentar suas mamas com próteses de silicone.
Em 2014 foram realizadas mais de 1,3 milhões de procedimentos ao redor do mundo. Até poucos anos atrás o senso comum dizia que quanto maior, melhor, com celebridades exibindo curvas impressionantes e decotes ousados.
No entanto, a maré parece estar começando a mudar. A mamoplastia de aumento continua em alta, porém o tamanho exagerado dos implantes está com os dias contados. Victoria Beckham e Katie Price são bons exemplos disto.
Existe uma mama com as características ideais?
Em 2012, uma pesquisa ciêntífica publicada em uma das mais respeitadas revistas especializadas no assunto (British Journal of Plastic Surgery) analisou as fotos de 100 modelos que haviam sido escolhidas para aparecerem em campanhas publicitárias que deixavam as mamas expostas. Foram analisadas as características comuns das mamas dessas mulheres e que as tornavam atraentes.
O resultado encontrado mostra que o pólo superior da mama é linear ou ligeiramente côncavo, o pólo inferior éconvexo, a aréola e o mamilo apresentam um ângulo de 20 graus superior em relação ao plano central. A distribuição da mama no tórax apresentava uma razão de 45% na região superior e 55% na inferior.
Estes dados sugerem o formato mais natural da mama como um fator de atração.
O que se viu no Brasil nos últimos 10 anos foi a cópia do modelo americano que valorizava as mulheres com mamas grandes.
O exagero em relação ao volume e projeção dos implantes foi marcante. Isto pode acarretar uma série de problemas funcionais e estéticos.
Do ponto de vista funcional, dores nas costas, perda de sensibilidade no mamilo e alterações na lactação são as principais intercorrências.
Esteticamente, mamas muito demarcadas (aspecto de bola), flacidez de pele causada pelo peso do implante e mamas que ultrapassam a largura do toráx são as alterações mais observadas.
Ainda bem que a moda éciclíca e hoje os parâmetros estão mudando.
As mamas de menor volume e proporcionais ao biotipo de cada mulher são a tendência da vez.
Do ponto de vista técnico, próteses de perfil anatômico (aquela que tem formato de gota), com volume de 200-250ml resultam em mamas mais harmônicas e elegantes.
A beleza estána proporcionalidade das medidas e no bom senso. Você pode ter um corpo escultural medindo 1,50 m ou 1,80m, tudo depende da harmonia. Ao decidir fazer a cirurgia, converse com o cirurgião e exponha o seu desejo. Este éo caminho para o sucesso!!!
Prof Dr Murillo Fraga é cirurgião plástico da clínica mf. Doutor em medicina pela FCMSC-SP. Professor Assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica da FCMSC-SP.
Médico do núcleo de recostrução de mama do Hospital Sírio Libanês. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
2 comentários
como tudo, até a estetica corporal tem “fases” e “modas” ne..
Vem conferir meu site galera! http://www.the2cool.com
Trackbacks