A dermatite seborreica é uma afecção crônica com tendências a períodos cíclicos de melhora e piora dependendo da estação do ano, estresse emocional ou cansaço. É uma doença inflamatória, que apresenta descamações, eritematosa e gordurosa, que afeta especialmente áreas com grande concentração de glândulas sebáceas (couro cabeludo, região do rosto e tronco).
Ao longo do nosso corpo temos regiões onde a concentração das glândulas sebáceas podem aparecer em maior concentração como na “zona T “ do rosto , onde, em média põem existir 200 glândulas sebáceas por unidade de área e no couro cabeludo podem chegar a 1000 por cm quadrado.
Na prática se entende pela produção excessiva de sebo nas regiões da pele como um tudo e no couro cabeludo. Há um a diferença sutil entre a real excessiva produção de sebo que caracterizada por fatores fisiológicos internos e a produção( acumulo) de sebo por fatores causados por aquecimento de residual de produtos acumulados externos no couro cabeludo ( presença de ceras , lipídeos e emulsificantes encontrados nos cosméticos)e o suor.
Por esses motivos de ordem anatômica podemos ter duas causas para produção do sebo : fator genético e o fator hormonal.
O fator genético atua aumentando em numero e tamanho ou ao a resposta da glândula a ações de hormônios , tanto pelo aumento da ação do numero da molécula de 5-alfa-redutase ( enzima necessária para a produção de sebo) ,quanto pelo aumento da sensibilidade dessa enzima que desencadeia a produção desacerbada de sebo. O fator hormonal começa a atuar no inicio da adolescência ,onde a testosterona é aumentada .
Além dos fatores fisiológicos ,podemos com maus hábitos intensificar o aumento da produção de sebo. Usar produtos muito hidratantes no couro cabeludos , assim como uso de gel , pomadas e calor excessivo (secadores , chapinha , agua quente) também podem agravar a situação.
Por isso segue alguns cuidados essenciais para uma boa saúde do couro cabeludo e fios:
-mantenha uma boa saúde : beba agua em abundância ,tenha uma alimentação com muitas frutas e verduras .Prefira os ingredientes da terra , ingira carboidratos de baixo índice glicêmico, pratique esporte regularmente.
-lave os cabelos dia sim dia não ou sempre que sentir a oleosidade presente.
-não durma de cabelos molhados .
-use água em temperatura morna.
-Use secador na temperatura morna.
-evite uso de gel e produtos pós lavagem no couro cabeludo.
-nunca durma com produtos no couro cabeludo.
-faça Detox de couro cabeludo de 15 em 15 dias.
-dilua seu shampoo na hora da utilização.
-nunca aplique condicionador e máscaras no couro cabeludo.
-escolha shampoos que façam uma boa higienização , lembre-se o shampoo tem a função de lavar .Quanto mais natural ele agrega os benefícios dos ingredientes da natureza em beneficio aos fios e couro cabeludo.
-Tenha um cuidado especial com seu couro cabeludo ,ele é a parte viva de nossos cabelos ,se ele estiver em equilíbrio certamente produzirá um cabelo forte e saudável.
Obrigada, Cris Dios.
(Cosmetologa e Hair especialista)
@crisdioslaces , @ lacesandhair.
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!