Welcome to Helena Bordon’s website

Shop By Helena Bordon

Helena Bordon

Colunistas, Cris Dios

O mundo da beleza, assim como o da moda, é marcado por tendências e grandes “modismos”. No momento, não se fala em outra coisa além do novo movimento que ainda não se sabe se chegou para ficar: o No e o low poo.

Esta tendência surgiu nos Estados Unidos e está vindo com tudo no Brasil. Mas é importante deixarmos claro que, como todo movimento que vai ganhando força, antes dele se tornar mais conhecido, já existia os praticantes desta tendência e as marcas, ou empresas, que desenvolviam este tipo de técnica por crença ou convicção.

O No Poo e Low poo se refere a escolha de produtos cosméticos sem uso de sulfactantes (no caso do No poo) ou uso de sulfactantes mais suaves para a hora de lavar os cabelos (Low Poo).

O momento de lavar os cabelos é um hábito de higienização das sujeiras externas (poluição, produtos colocados nos cabelos e couro cabeludo) e resíduos internos (suor, gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas). A proposta do No poo e Low Poo é a mudança de hábito de lavar os cabelos que promove respeito a manutenção a gordura natural do couro cabeludo e fios como proteção e equilíbrio da hidratação natural. Mas, para aderir a este processo, esta decisão necessita de mudanças de alguns hábitos e vir acompanhada do aprendizado de escolhas de produtos cosméticos, já que os produtos utilizados nesta tendência não vão remover residual de silicones aplicados nos fios, o que deixa a longo prazo os cabelos pesados e com “cara de oleosos” e não vai dar certo o efeito desejado nos fios.

Este movimento sugere uma nova forma de lavar os cabelos usando menos xampu ou até cortando o produto da rotina de limpeza dos fios e do couro cabeludo. O movimento ganhou força com o crescimento e evolução da filosofia seguida por pessoas que respeitam o meio ambiente e valorizam o respeito aos processos naturais do organismo.

Mas para aderir a técnica é importante que as pessoas se preparem antes. Atualmente as pessoas usam muitos finalizadores que servem como “maquiagens” para os cabelos, assim como uso excessivo de processos químicos (progressivas, colorações e reflexos). Todos estes fatores, em excesso, desequilibram o cabelo e o couro cabeludo tornando o fio muito poroso e quase impossível de ser equilibrado naturalmente pela gordura que produzimos.

No Laces há muito tempo seguimos esse conceito em alguns de nossos produtos. Algumas tops e clientes que frequentam nossas unidades, como a Izabel Goulart, Alessandra Ambrósio e Fernanda Tavares fazem uso destas técnicas com o uso de nossos produtos.

Para aderir ao movimento é preciso um tempo de preparo. Indico inicialmente fazer um período detox, usar shampoo comum e condicionador sem silicones/parabenos para realmente limpar os fios e só depois partir para o processo Low Poo/No poo.

Além disso, para aderir a esta técnica é preciso consciência e paciência pois os fios vão ficar impossíveis por algumas semanas. Começar com um detox dos fios é uma boa pedida e a escolha consciente dos produtos também.

Uma boa estratégia é fazer uma escolha gradativa:

1.tire o uso de finalizadores na primeira semana.

2 depois escolha produtos low poo

3. faça um detox de couro cabeludo e fios

4. faça o No poo.

A tendência é que o couro cabeludo produza cada vez menos oleosidade natural, mas demora um tempo para que ele se acostume a esta nova necessidade de produção. Sem dúvida, quem resistir a estas mudanças durante este período, vai ter o cabelo muito mais saudável, mais encorpado e sem duvida, mais bonito. Já quem tem química, descoloração no cabelo, vai demorar muito mais para ver os benefícios, mas se aguentar resistir e esperar, também vai ver o cabelo mais saudável. O movimento é mais indicado para cabelos cacheados pois acabam tendo os fios mais agredidos pelos shampoos convencionais, que removem muito a gordura natural dos fios. Porém, para aderir a esta técnica, é necessário usar finalizadores sem componentes, aqueles que não são removíveis facilmente.

Além da questão da saúde do couro cabeludo, tem também um ponto em alta que contribui para o sucesso deste movimento: o olhar e o cuidado com o meio ambiente pois em geral os produtos usados no no ou no low poo são biodegradáveis e não poluem o meio ambiente.

Se esta técnica serve para todos? Com certeza, mas não acredito que todos tenham a paciência e a doutrina correta para seguir e se adaptar ao processo. Mas quem conseguir, poderá colher bons frutos.

×

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

HELENA BORDON © 2017 – Todos os direitos reservados

Website by Camila Bossolan

Pin It on Pinterest

Share This