Por Dr Murillo Fraga
O que há de novo em próteses de mama?
As cirurgias de próteses de silicone vão ficar ainda mais lindas com a chegada dos novos implantes de mama MOTIVA®.
E quais as inovações que essa prótese apresenta?
As principais mudanças estão nas propriedades do gel de silicone( resistência, viscosidade e difusão), além de uma nova textura da prótese associada a presença de um chip de identificação interno.
OK!!! E, do ponto de vista prático, o que isso muda para o paciente?
A maior resistência do gel permite que o implante seja colocado por incisões menores sem que comprometa a sua forma, portanto, as cicatrizes ficarão menores daqui em diante . Além disso, é mais resistente a tração, o que gera maior segurança. Há também uma camada de barreira (Blue Seal) que diminui a difusão do gel de silicone para o organismo, ou seja, mais segurança ainda!
A viscosidade do gel ( 3 tipos) permite uma escolha mais personalizada da forma da prótese, considerando-se o desejo e o biotipo de cada paciente.
Por fim, a textura da prótese foi concebida com o intuito de diminuir as taxas de contratura capsular (uma possível complicação que leva ao “endurecimento da prótese”). Essa nova tecnologia (nanotextura) apresenta índices de contratura muito baixos quando comparada às texturas tradicionais (micro e macrotextura).
Em relação ao chip interno, trata-se de um dispositivo para rastrear as informações daquela prótese implantada no organismo da paciente. Com ele, poderemos obter informações como temperatura, pressão e composição bioquímica local. Isto permitirá, indiretamente, sabermos o que está se passando com aquela prótese, se há, por exemplo, um quadro infeccioso (aumento da temperatura na mama) ou uma contratura capsular (aumento de pressão local e alteração da composição bioquímica).
Estas próteses acabam de ser lançadas no Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que ocorreu na cidade de Fortaleza e a novidade promete!!!
Dr Murillo Fraga é cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.Cirurgião do núcleo de reconstrução de mama do Hospital Sírio Libanês.
www.drmurillofraga.com.br
@drmurillofraga
Publicado em 22/11/2016
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!