Por Cris Dios
O fios de cabelo são estruturas queratinizadas compostas também por aminoácidos, fosfolipídeos, minerais e água. Cabelos lisos ou com ondulação e a cor das madeixas são determinadas pelo DNA de cada pessoa.
Mas, como todos sabemos, podemos dar um “ajudinha” para transformar aquilo que não nos agrada! E existe uma enorme procura pelos cabelos lisos através de química nos salões brasileiros (é só olhar por aí!).
Os processos de alisamento ou relaxamentos têm um pH alcalino e que modificam as estruturas internas dos cabelos, desligando as pontes dissulfídicas temporariamente, reorganizando da forma desejada e religando-as.
Todo esse processo ocasiona uma grande transformação na massa capilar dos fios (composta por queratina, minerais, água e aminoácidos).
O resultado são os desejados cabelos lisos: fios mais retos, mas também mais porosos e ressecados. Por isso, tratar é a maneira mais indicada de cuidar dessas madeixas com química.
Existem também os processos chamados de “escovas progressivas”, que ao contrário dos alisamentos, tem um pH ácido, agem fazendo uma película ao redor dos fios e promovem a vidrificação (certa impermeabilização) do fio.
A associação do produto usado para progressiva (com o principio ativo normalmente formol) com o uso de pranchas super aquecidas, modificando temporariamente a ondulação dos fios. O resultado são fios mais brilhantes e lisos na hora, mas com um prejuizo para sua estrutura de saúde, tanto dos fios como para o couro cabeludo! O formol, além de ser proibido e cancerígeno, deixa o fio impermeável e ativa ainda mais a oleosidade do couro cabeludo.
Existem muitas soluções para facilitar o dia a dia, no Laces, desenvolvemos três tipos de redutores de volume e ondas para substituir as progressivas sem danificar o cabelo. O principio atívo são aminoácidos e blends de ativos que compõem a estrutura dos fios e que pela deposição dessas estruturas fazem o realinhamento da massa capilar. São processos temporários:
– Escova de Mel, a base de queratina colágeno e aminoácidos , que reduzem o frizz e promovem um alisamento bem suave.
– Aminoapple: a base de aminoácidos, reduz as ondas e reeduca os fios
– Verniz: promove um alisamento temporário, reduz bastante as ondas e realinha o fio dos cabelos. è o que deixa o cabelo mais liso.
Todos eles têm com uma grande redução de ativos químicos e contêm ingredientes que repõem a massa capilar dos fios! Ou seja, é possível ter os tão sonhados cabelos lisos sem usar tanta química e sem agredir os fios a longo prazo, como vemos muito por aí!
A vida moderna nos cobra praticidade no dia a dia, mas temos que criar a consciência de buscar resultado sem tanto impacto na saúde dos fios!
Se você já passou por esses processos ou não quer abir mão deles de jeito nenhum, confira essas cinco dicas certeiras (que vão ajudar na saúde do seu cabelo alisado):
– Prepare os cabelos 1 semana antes de fazer o processo de alisamento com uma máscara reconstrutora a base de aminoácidos.
– Prepare seu couro cabeludo, mantenha-o saudável faça um Detox Capilar, de vez em quando!
– Faça um corte de pontas cada 2 meses para termos a renovação e melhorar o afinamento dos fios.
– Evite uso de chapinha (use apenas uma vez na semana)
– Trate! Vá ao salão e faça procedimentos para tirar o ressecamento e hidratar as madeixas.
Beijos, espero que tenham gostado!
Cris Dios (autora do texto)
www.lacesandhair.com.br
@lacesandhair
@crisdioslaces
2 comentários
Cris,
Gostaria de saber o endereço de um salão aqui no Rio que está fazendo essas escovas que você sitou no texto acima.
Bjs,
Lucilia
Trackbacks