Todo cabelo precisa de um pouco de oleosidade para se manter saudável, mas o excesso desta oleosidade pode ocasionar problemas no couro cabeludo e nos fios. O cabelo sozinho, não produzem oleosidade, quem faz esta parte do processo é a glândula sebácea que se encontra no folículo piloso e que produz um gordura natural que protege e hidrata os fios de forma natural. Ela é regulada pelos hormônios ( andrógenos ), mas o stress e também resultado de hábitos inadequados podem desequilibrar-las.
O cabelo naturalmente oleoso, tem características de densidade e textura específicos, em geral é fino e com densidade menor do que outros tipos de cabelos. Sua condição normalmente segue padrões genéticos e podem ter mais probabilidade de sofrer ação de calvícies hereditárias.
Muitas pessoas confundem o seu tipo de cabelo, pois muitos hábitos, processos químicos e uso inadequado de produtos transformam seus cabelos em seu comportamento (forma) densidade e textura.
Estes são conceitos importantes de se aprender e cada vez mais entender que tipo de cabelo você tem. A forma com que a indústria cosmética específica os produtos tem suas características mas, ainda se torna demasiadamente generalista e dificulta o entendimento real que faz com que a consumidora possa ter mais consciência na escolha de seu produto cosmético adequado.
Vamos lá então: quando falamos de comportamento, ou em outras palavras, forma queremos dizer se os cabelos são: lisos, ondulados, cacheados e crespos.
Com relação a textura podemos falar que depende da circunferência capilar, que define sua espessura de seu diâmetro ( fino , médio e grosso), onde os cabelos mais finos tem menos massa interna e com isso se torna mais frágil quebra e os médios grossos são mais resistentes ,porém tem mais probabilidade de abertura das cutícula ( podem ser de 6 a 10 camadas ) e se tornam mais porosos e ressecados.
A densidade é o número de fios que temos em nossa cabeça e ela vai variar dependendo de condições genéticas, idade cronológica e fatores externos.
Em média as pessoas loiras naturais tem fios mais finos porém em quantidades médias de de oitenta a cem mil fios, as ruivas tem cabelos mais grossos e em mais quantidade em média cento e trinta mil fios, assim como as morenas. Claro que isso vai variar muito com a condição genética e fase da vida.
Os cabelos com excesso de oleosidade podem apresentar : caspa, dermatite seborreia , acne capilar e muitas outras anormalidades no couro cabeludo. Pelo hábitos de frequentes lavagens, podemos ter um ressecamento dos fios e consequente afinamento da fibra capilar.
Os cuidados ideais para o cabelo oleoso é :
– Escolha produtos mais neutros e de preferência mais naturais, eles tem mais capacidade de limpeza e assim equilibram esse excesso de oleosidade.
Alguns cuidados naturais como esfoliastes capilares e loções naturais podem ser usadas no couro cabeludo para equilíbrio do fios e raiz.
Alguns ingredientes como :alecrim, menta, melaleuca, limão, lavanda ajudam no controle natural da oleosidade.
Fazer Detox no couro cabeludo, cada 15 dias deixa as raízes mais saudáveis e menos oleosas.
Hábitos como fumar e má alimentação fazem com que os cabelos sofram com a falta de oxigenação e nutrição. Tenha uma ingestão de vitaminas A,D ,Zinco e omega 3 são muito importante a saúde dos fios.
Receita de Detox para o couro cabeludo:
– Suco de um limão
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
– 1 colher de sopa de água
– 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 2 gotas de óleo essencial de capim limão.
Aplique no couro cabeludo com ajuda de um aplicador , deixe agir por 10 minutos e lave forma Laces ( forma saudável) ( diluindo o shampoo e condicionador 1:2).
Faça essa aplicação 15 em 15 dias.
Beijos Cris Dios (Cosmetóloga e Hair Especialista)
@crisdioslaces
@lacesandhair
,
2 comentários
Adorei a dica. O meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas… um ohhh
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Trackbacks