Colorir os cabelos é um hábito de muitas mulheres, seja para corrigir a cor dos cabelos brancos, mudar a tonalidade dos fios para dar mais modernidade e sensualidade ao visual, ou até promover um brilho diferente. Porém, não é novidade para ninguém que utilizar químicas para tingir os cabelos além de não ser favorável para a vitalidade dos fios, também não é benéfico para a saúde de quem usa.
Tintura é uma invenção tecnológica, mas com muitos aditivos químicos, e toda química altera a estrutura dos fios e faz com que eles percam a sua queratina, o que resulta uma cutícula fragilizada que deixa os cabelos ressecados e sem brilho.
Além disso, existem alguns ingredientes que estão na composicão de algumas tinturas sintéticas que são prejudiciais a saúde e devem ser usados com precaução e cuidado! Alguns desses componentes são: os corantes metálicos, o chumbo, PPD (parafenilenodiamina) e os parabenos. O uso contínuo desses produtos pode aumentar o risco de futuros problemas de pele, neurológicos, hormonais, e até mesmo o surgimento de câncer.
O ideal é que você pinte com cuidado, procure por alternativas mais saudáveis, e use cada vez menos química nos fios! Hoje já existem soluções menos agressivas para colorir os cabelos, técnicas menos impactantes! Essa dica serve principalmente para as pessoas que tem uma necessidade frequente de tingir os fios, como colorir os brancos, por exemplo. Já as adeptas de clareamento, recomendo que façam menos vezes ao ano e apenas no crescimento dos fios, não no cabelo todo!
Desde a Antiguidade as mulheres pintam seus cabelos, no Egito antigo (5000 A.C.) já haviam relatos de uso de corantes vegetais para embelezar os cabelos e o corpo das mulheres.
Os pigmentos eram extraídos das plantas, que além de ser natural, tinham ativos que beneficiavam a saúde do couro cabeludo, proporcionavam remineralização (devolução de minerais essenciais), equilibrio nutricional (fonte de vitaminas), previniam queda e até envelhecimento dos fios.
Na Índia, por exemplo, as mulheres que pintam os cabelos utilizam recursos vindos diretamente da natureza, acredito que essa escolha seja um dos motivos que fazem com que as indianas tenham os cabelos fortes, brilhosos e sedosos!
Seja qual for sua escolha, É importante tratar com frequência os fios para devolver as vitaminas, aminoácidos e queratina que são retiradas dos fios durante o processo de coloração e se possível busque processos menos químicos e com a frequência necessária, sem exageros. O ideal é fazer sempre processos detox do couro cabeludo após a coloração, para retirar qualquer excesso do couro cabeludo.
Cabelos saudáveis, sempre!
Beijos,
Cris Dios ( Hair especialista , Cosmetóloga).
www.lacesandhair.com.br
@crisdioslaces
@lacesandhair
Publicado em 12/08/2016
2 comentários
Oi eu pinto o cabelo à bastante tempo e o que mais gostei foi o CELLOPHANES da SEBASTIAN
já uso a 15 anos e meu cabelo parece que nunca recebeu química ,vale a pena experimentar .
Fica a dica ?
Oi eu pinto o cabelo à bastante tempo e o que mais gostei foi o CELLOPHANES da SEBASTIAN
já uso a 15 anos e meu cabelo parece que nunca recebeu química ,vale a pena experimentar .
Fica a dica ?