No dia das mães, vamos falar um pouco sobre os cuidados que a mulher deve ter com a pele durante e após a gestação. A gravidez é um período mágico e surpreendente mas não queremos que as alterações com a pele e com o corpo te peguem de surpresa.
O primeiro cuidado é com a alimentação da gestante. É preciso fornecer os nutrientes certos para a nutrição da mamãe e o excelente desenvolvimento de todos os tecidos do bebê em formação. Nesse período, uma orientação nutricional com o especialista é de grande ajuda. Você não deve comer por dois ( isso é um grande mito), você deve comer corretamente. Não precisa ter medo de engordar. Haverá aumento de peso, claro, decorrente do crescimento do bebe, da placenta, do acúmulo de líquidos, do aumento das mamas, mas engordar no sentido real (ganhar gordura corporal) é desnecessário.
Portanto, cuide muito da alimentação durante esse período. À medida que a barriga e as mamas crescem, a pele vai sendo esticada e isso pode gerar rompimentos lineares de suas fibras, as famosas estrias! Quanto mais hidratada estiver a pele, menor a chance de rompimento, então capriche na hidratação. O melhor horário para isso é logo após o banho com a pele ainda úmida. Um dado interessante é que, após os 30 anos de idade, as chances de uma grávida ter estrias cai drasticamente Isso porque o colágeno da mulher, nessa faixa etária, já está mais frouxo e portanto, mais complacente.
É proibido o uso de ácidos durante a gestação, portanto, se as estrias surgirem, continue hidratando e, tão logo o bebê nasça, inicie o tratamento. O melhor resultado se obtém com o uso dos lasers fracionados e quanto mais jovem e rosada for a estria, melhor a resposta. Não demore, nesse caso, time is skin!!!
Outra alteração muito comum e decorrente do aumento hormonal é a celulite e a flacidez. No pós-parto, é recomendável um programa intensivo de drenagem corporal e radiofrequência tão logo quanto possível. A criolipólise também pode ser associada se alguma gordura indesejada permanecer.
Manchas: sim, elas podem surgir! As alterações hormonais vividas durante a gravidez favorecem o aparecimento de pigmentações e a mais temida delas é o melasma. Abuse do filtro solar e fuja do sol. Alguns clareadores leves já podem ser usados durante a gestação. Após o parto e a amamentação, o tratamento se intensifica com peelings e lasers.
Os cabelos, que ficam lindos e cheios durante a gravidez, caem como nunca no pós-parto! Isso se chama eflúvio telógeno. Calma!!! Cada fio que cai, é um fio que nasce. Você não vai ficar careca, só precisa tratar. Vitaminas e laser capilar resolvem este processo.
Se tornar mãe é algo absolutamente sublime! Mas exige cuidados, é verdade!
* Dra. Alessandra Fraga é dermatologista do Hospital Albert Einstein e da clínica mf. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, American Academy of Dermatology e European Academy of Dermatology and Venearology. Fez sua especialização em laser na Harvard Medical School e em oncologia cutânea na Itália.
1 comentário
Ótima dica
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/