Talvez uma das queixas mais constantes no consultório, a queda de cabelos aflige mulheres e homens. Um grande aliado da beleza, os cabelos emolduram a face, transmitem jovialidade e sensualidade.
É popularmente sabido que os fios caem em condições normais de saúde, num limite numérico de até 100 fios ao dia. Mas quando desconfiar que a sua queda capilar é patológica?
Alguns sinais clínicos devem soar como um alarme para uma visita ao dermatologista:
-Histórico familiar de calvície – é recomendável uma consulta médica inicial antes dos 20 anos de idade. Além do exame clínico e dermatoscópico, atualmente existe a possibilidade da realização de um estudo genético para rastreamento dos genes responsáveis pela calvície androgenética. Como se trata de uma doença progressiva, o quanto antes for iniciado o tratamento, tão melhor será a preservação da massa capilardo paciente.
-Falhas focais no couro cabeludo – Se você perceber falhas que se manifestam como áreas arredondadas sem pelos, procure imediatamente o seu médico. Nesses casos, algumas doenças auto-imunes e infecciosas precisam ser investigadas.
-Perda diária maior que 100 fios – Queda abrupta e em abundância não é considerada normal. Problemas mais sérios como hipotireoidismo, anemia, deficiência de ferro ou carências nutricionais podem se manifestar inicialmente como uma simples queda de cabelo. Outro momento de grande perda capilar são o pós-parto, o pós-operatório de cirurgias grandes, período de amamentação e de variações hormonais.
A partir do diagnóstico bem estabelecido, o tratamento será direcionado à causa específica. Felizmente, o arsenal terapêutico disponível atualmente para os mais variados tipos de queda de cabelo são muito eficazes. O aspecto nutricional é muito importante seja qual for a origem da queda, e a dieta deve ser rica em proteínas e vitaminas do complexo B, além das suplementações individulaizadas para cada caso.
Uma grande novidade nessa área é a tecnologia conhecida como LLLT ( Low Laser Level Therapy), um laser já disponível no Brasil que estimula a recuperação dos folículos capilares e pode ser aplicado a todos os tipos de queda de cabelos.
A perda dos cabelos não é uma mera questão estética e supérflua, ela pode significar um problema sério, não só pela causa que está por trás dessa manifestação mas também pelo aspecto emocional associado.
Dra. Alessandra Fraga é dermatologista do Hospital Albert Einstein e da clínica mf. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, American Academy of Dermatology e European Academy of Dermatology and Venearology. Fez sua especialização em laser na Harvard Medical School e em oncologia cutânea na Itália.
@clinicamf
11 comentários
Amei a matéria, pois a um pouco mais de um mês que na parte da franja meu cabelo está mais “ralinho”. Sempre faço suplementação de vitamina do complexo B… mas ultimamente tem caído muito meu cabelo. Seria bom fazer o uso de Bepantol Derma Solução na região?!
Querida Thallyne,
Antes de fazer uso de qualquer outro produto, o ideal é que um dermatologista lhe examine e faça um diagnóstico preciso. As rarefações frontais como a que você descreve são muito comuns nas calvícies androgenéticas, nas variações hormonais e ainda em algumas doenças inflamatórias específicas do couro cabeludo, portanto, é muito importante que vc visite o dermatologista o quanto antes! Um beijo Dra Alessandra
oi lena, que materia otima, o meu noivo tem queda de cabelo por genetica e eu tenho porque concerteza ele esta sofrendo por processos mensais de descolorizaçao 🙁 eu faço sozinha, cuido com produtos super bons e caros mas ele caí bastante, sinto que a qualquer momento que eu passar a mão vão sair varios fios.. sem falar que depois que eu passei uma tintura para ficar a cor toda uniforme ele quebrou no meio e so na nuca que ele não quebrou na metade, então da para perceber que ele esta bem pouco no final, como se eu colocasse eu aplique :(((
lena me visite também:
Gilvaniaevans.com
E o implante capilar resolve ?
Oi Ronaldo!! Como vai?
O transplante capilar está indicado para os casos de calvície androgenética em que em que se deseja reposição dos fios ou aumento da densidade cosmética. É uma técnica que tem evoluído muito em termos de eficiência e naturalidade.
Um beijo
Dra Ale
Já tive que ir numa dermatologista por causa da queda. Thank God agora o problema já foi resolvido.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com
UFA! Thank God!!!
Um beijo
Dra Ale
Infelizmente tenho alopécia androgênica !mas ja faz um ano que trato,com medicações,loção para couro cabeludo,shampoo especifico e reposição de vitaminas B e D….Uma função,mas ainda bem que esta resolvendo…é um processo muitooooo lento…tratamento para vida toda 🙂
Perfeito Aneliz!!
Persistência e disciplina! O melhor tratamento para esse tipo de calvície é aquele iniciado o quanto antes: é mais fácil estabilizar a perda e retardar sua progressão que recuperar os cabelos perdidos! Portanto, fique firme no seu tratamento!!
Beijos
Dra Ale
Meu cabelo eta caindo muito eu não sei mais oquefase tá cosado muito na frente tá muito ralo mi aguda
Trackbacks