Em Semana de Moda, sempre fico analisando a estrutura facial e corporal das modelos e as características que compõem a sua beleza. Nesta e nas próximas colunas, eu e Dr. Murillo Fraga, cirurgião plástico, iremos falar com mais detalhes sobre alguns aspectos chaves na composição da harmonia facial e corporal.
Vamos começar pela face!!! O que tanto nos atrai nos rostos dessas lindas modelos?
É óbvio que existem características individuais de cada uma, mas do ponto de vista de estrutura facial, notamos algo em comum à maioria: projeção do arco zigomático (aquele osso que forma a maçã do rosto), uma leve depressão abaixo da maçã (o que significa pouca gordura nesta região) e mandíbula bem marcada. Esta é a composição estrutural da face da maioria das Top Models.
A pergunta das pacientes: podemos simular isso estruturalmente? Sim, respeitando-se a harmonia de cada caso. Em linhas gerais, podemos atuar em cada um desses pontos: arco zigomático, gordura facial e mandíbula.
Nesta série de colunas, vamos abordar todos esses pontos de atuação e hoje, começaremos com a abordagem da gordura facial.
A bola de bichat ou corpo adiposo bucal é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Quando essa estrutura está aumentada, o formato do rosto pode ficar mais arredondado e volumoso, levando à perda da harmonia facial. O procedimento para redução dessa gordura se chama bichectomia.
A bichectomia não é um procedimento novo na medicina, no entanto, nos últimos anos, o procedimento ganhou notoriedade em virtude dos ícones da beleza que fizeram o procedimento.
Mas afinal de contas, é um procedimento seguro? E qual a indicação da bichectomia e os cuidados que devem ser tomados?
A resposta é, sim, é seguro porém, alguns cuidados devem ser tomados: Primeiro, escolher um profissional habilitado. Segundo, sempre realizar o procedimento em ambiente seguro, isto é, hospital ou clínica que tenha toda infraestrutura para qualquer eventualidade.
Outro conselho, nunca retirar a totalidade da bola de bichat, isto evita uma depressão muito acentuada na região das bochechas, o que pode no futuro, dar um aspecto de envelhecimento.
Do ponto de vista técnico, a cirurgia pode ser feita com anestesia local, com sedação ou anestesia geral. É feito através de uma incisão de 1 a 2 cm, por dentro da boca.
O efeito da cirurgia pode ser percebido de imediato, mas o resultado final se concretiza após algumas semanas (período no qual o edema desaparece). Os riscos são mínimos desde que a cirurgia seja bem indicada (avaliando-se os aspectos faciais de cada paciente) e rigorosamente executada (profissional habilitado em ambiente seguro).
Na próxima coluna, falaremos sobre a acentuação do arco zigomático e definição de mandíbula com o uso do ácido hilaurônico.
Até lá e podem mandar perguntas!
Dra. Alessandra Fraga é dermatologista do Hospital Albert Einstein e da Aille Clinic em São Paulo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Fez sua especialização em laser na Harvard Medical School e em oncologia cutânea na Itália.
Prof. Dr. Murillo Fraga é cirurgião plástico da Aille Clinic. Doutor em medicina pela FCMSC-SP. Professor Assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica da FCMSC-SP.
Médico do núcleo de reconstrução de mama do Hospital Sírio Libanês. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Publicado em 02/10/2017
10 comentários
wooow
caraa , i love her
amazing dresses , great style
https://goo.gl/eq9dGo
Sasan,
She is gorgeous!
Big kiss!
nice topic!
https://goo.gl/Hfz76H
We became happy that you liked it Ana!
Big kiss!
Tambem quero rosto de modelo! Acho tao lindo! Otimas dicas!
Querida Luiza,
Ficamos felizes que tenha gostado!
Super beijo!
Great content.
Thanks Richie!
Big kiss!
Eu amei esse blog,muito bom
Olá Eloa!
Agradecemos seu contato e ficamos felizes que tenha gostado do blog!
Super beijo!